terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Visita de Estudo - Leonardo da Vinci - O Génio e Porto Carton (Versão II)

O passado dia 10 de Dezembro foi um dia extraordinário.
O 11º ano do Curso de Artes, turmas L e K, realizarou uma visita de estudo ao Porto, organizada pela professora Cidália Freitas, que contou com a preciosa colaboração do professor João Vieira, e das professoras Isabel Pereira e Ana Costa.
A exposição de "Leonardo da Vinci", foi particularmente interessante. A exibição que tem por base a obra do génio e apresenta um conjunto dee modelos, construídos a partir dos desenhos do artísta/inventor, bem como, outras peças inspiradas na vida e obra do autor, escultor, arquitecto, engenheiro, um dos maiores génios da humanidade.
Além disso foi possível ainda, ao longo da manhã, visionar informação histórica e técnica acerca do seu trabalho e estudos, o que irá dar concerteza material para algumas intervenções no âmbito escolar e também no clube de artes.
Da parte da tarde fomos visitar o Museu da Imprensa e ao mesmo tempo ver a exposição do PortoCartoon. A exposição patente, apresenta os melhores trabalhos das últimas edições do PortoCartoon.
Neste espaço o Professor João Vieira, usando os materiais disponíveis, pode realizar algum trabalho fotográfico que usa como base espelhos deformados e que permite a distorção facial e/ou corporal (simulando na realidade o efeito da caricatura). Este trabalho permitiu ainda alguma conversa temática. A tarde foi ainda dividida com o museu da imprensa onde foi possível aos alunos perceberem e conhecerem as diversas técnicas/evolução dos processos de impressão.