segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Árvore Intercultural

 NATAL ATRAVESSA CONTINENTES, VENCE OCEANOS, FAZ-NOS HUMANOS

O Natal, só de si, já é uma palavra cheia de promessas que a cada ano renovamos.
Este ano abraçámos este projeto audacioso: tentar representar nesta árvore todas as nacionalidades dos alunos que integram o nosso agrupamento.
Guardámos muitas expectativas que queríamos partilhar e colocar nesta árvore, símbolo das relações que se estabelecem entre o céu e a terra, por isso as suas raízes se espalham no chão e os braços se estendem até à biblioteca, depósito do saber e da partilha do conhecimento.
As raízes ligam-nos à terra e fazem de nós irmãos, porque a terra é só uma para todos nós. Na espiral da raiz pode também “ler-se” a viagem da base ao topo, do mais elementar ao mais profundo conhecimento.
A árvore é o núcleo, o centro das relações entre as pessoas, é ela que nos une na sua força vital. Tal como a escola, a árvore concentra as ideias, os valores, os conhecimentos, fazendo um percurso de crescimento de todos e para todos, como uma grande família.
A corda de que a nossa árvore é feita é um elemento natural: remete para um processo de crescimento que foi aqui representado com nós, que são etapas do processo: cada nó pode ser visto como um grau de ensino superado. Em cadeia, os nós simbolizam a solidariedade humana, valor incontornável para a Humanidade.
O castanho claro transmite a humildade, lembra-nos que temos de ser humildes para alcançar o conhecimento, lembra-nos que temos de reconhecer que precisamos da Escola para crescer, tanto no conhecimento como nos afetos, tanto profissional como humanamente.
Neste tempo de Natal, reconheçamos que a Escola é um valor que ultrapassa o calendário, que ultrapassa as promessas, que exige de nós uma abertura ao desconhecido, um ato de confiança no que daquilo levamos para o futuro.

ÁRVORE INTERCULTURAL
Porquê uma Árvore Intercultural?
Factos: 3200 alunos frequentam o Agrupamento 439 alunos são oriundos de Alemanha, Andorra, Angola, Bolívia, Brasil, Camarões, Canadá, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Irão, Itália, Moçambique, Nepal, Roménia, Rússia, Síria, Turquia, Ucrânia, Venezuela 24 Nacionalidades diferentes
São acolhidos e integrados independentemente da sua condição física, social, de género, de orientação sexual, de etnia …
Inclusão: todos têm o direito de integrar e participar das várias dimensões do ambiente em que estão integrados sem sofrer qualquer ato de discriminação, garantindo a participação igualitária de todos os membros inseridos na sociedade.
Composição da Árvore Intercultural
 Corda de Sisal – produto natural
 Tronco – corpo central onde todos se encontram, união
 Ramos – onde cada um tem o seu lugar, lado a lado, envolvido e protegido pelos outros
 Raiz – a espiral, a origem (todos iguais/todos diferentes)
Simbologias:
A Corda – Desenrolar da corda: chega a todos. Enrolar é envolver e abraçar todos os povos.
A Espiral – Evolução, Movimento, Progresso, Crescimento e União dos contrários/opostos (Yang e Yin) A forma da espiral é encontrada em todas as culturas e traduz um movimento ascendente de evolução a partir de um ponto inicial, associado ao próprio desenvolvimento da sociedade. Assim como a vida, a espiral projeta-se para o infinito, sem fim aparente. Deixa o caminho em aberto …

Sem comentários: